JOSÉ SEBASTIÃO DOS SANTOS

image_pdfimage_print

Filho do agricultor Antônio Sebastião dos Santos e da funcionária pública Maria Belaniza de Menezes Santos, nasceu em 29 de setembro de 1931, na cidade de Ribeirópolis, em Sergipe.

Aos dezesseis anos de idade, antes da mudança para a Capital, chegou a ajudar seus pais na roça e trabalhar como atendente, transportador e até carteiro. Mas, ao chegar à Capital, e ter suas primeiras experiências profissionais em outras áreas, despertou seu amor pela Educação, vocação que, com humanidade, desenvolveu até o fim da vida.

Formou-se no curso de Contabilidade da Escola Técnica de Comércio, onde, mais tarde, viria a integrar o corpo docente, ministrando aulas de Contabilidade e Português, tendo passado também pelos Colégios Senhor do Bonfim e Valter Franco.

Em 1967, enquanto passava pela rua Estância, o professor Sebastião percebeu uma placa de vende-se no Ginásio Pio X, cuja fundação data do ano de 1954. A escola, praticamente falida, tinha à época, noventa alunos e nenhuma perspectiva de sobrevivência. Já dando indícios de sua perspicácia empresarial, ao adquirir o Ginásio, começou uma bem-sucedida campanha com os moradores das imediações do Colégio, elevando, rapidamente, o número de alunos para mais de trezentos já no seu primeiro e tradicional desfile de 7 de setembro.

Em 1968, foi autorizado o funcionamento dos cursos técnicos em Contabilidade, Administração e Pedagógico, nascendo, assim, a Escola Técnica de Comércio Pio Décimo, concomitantemente à transformação do antigo Ginásio em Colégio Pio Décimo.

Mais tarde, em 1976, com a autorização do Ministério da Educação, foi criada a Faculdade Pio Décimo, oferecendo o curso superior de Pedagogia, um marco para a educação sergipana, em virtude do seu pioneirismo na oferta da graduação no turno da noite, possibilitando que muitos estudantes, da Capital e do interior do Estado, tivessem a oportunidade de conciliar estudos e trabalho.

Na década de 80, focado na expansão do negócio e na geração de mais oportunidades de educação e, mais uma vez, provando sua visão vanguardista, o professor Sebastião cria o Centro Educacional José Sebastião dos Santos (CEPJSS). Em uma área da Capital ainda pouco desenvolvida, na avenida Rio de Janeiro, passando a oferecer para aquela região do Ensino Infantil ao Ensino Médio.

Ao longo dos anos, a Faculdade Pio Décimo consolidou a sua atuação e a diversidade dos cursos oferecidos, destacou-a em todas as áreas, com as graduações: Direito, Enfermagem, Engenharias, Letras – Português e Espanhol, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Química e Tecnólogo em Segurança no Trabalho, além de inúmeros cursos de pós-graduação.

Fruto de sua visão empreendedora, fundou o Grupo Pio Décimo, atualmente com quatro Instituições de ensino nas quais várias gerações tiveram e continuam tendo a oportunidade de uma formação completa e humana.

Reconhecido por sua postura empresarial impecável e também pelo olhar humano que permitiu a tantas gerações, de todas as classes sociais, uma educação de qualidade, em 2013, o professor José Sebastião foi, literalmente, além, fundando a Faculdade Pio Décimo de Canindé, na cidade de Canindé de São Francisco, no sertão sergipano. Lá, oferecendo desde o Ensino Médio até cursos de graduação, como Direito, Enfermagem e Pedagogia, além de técnicos profissionalizantes, o Colégio e a Faculdade Pio Décimo levaram para toda a região, formada por vários municípios de Sergipe, Alagoas e Bahia, os serviços educacionais que são a marca do grupo há várias décadas.

Pai amoroso, deixou o legado de honradez e senso de justiça aos seus filhos: Anésia, Antístenes, Antônio Sebastião, Antônio Thiers, Ariosvaldo, Augusto Sebastião, Edna, Iria (in memoriam), José Júlio, Josenize e José Sebastião.

Deixou no plano terrestre, no dia 16 de agosto de 2019, pouco antes de completar 88 anos de idade. Seu nome está para sempre na história da Educação sergipana e brasileira, tornando-se um dos grandes personagens do nosso Estado.

 

ESCOLAS FILIADAS
ENCARTES
Localização
Fale Conosco: