LOGOMARCA FENEN ATUAL b

NOTA TÉCNICA Nº 05/2022 – COVID/INFLUENZA/COVEPI/DVAS/SMS 

Diante do atual cenário epidemiológico do país e com a chegada do outono, em março, inicia-se a sazonalidade das doenças respiratórias, afetando principalmente crianças , com maior gravidade em menores de um ano de idade. O pico de incidência vai até julho, englobando o inverno, período em que aumenta a circulação de vírus, resultando em maior número de gripe, resfriado comum, bronquiolite e rinite, aliada a circulação do vírus Sars Cov-2.

A Organização Mundial da Saúde – OMS estabelece que o parametro de uma boa cobertura vacinal para Covid é o indice de 90% de cobertura vacinal com duas doses na população vacinável para a mitigação da circulação, controle, redução dos casos graves e óbitos pelo SARS – CoV – 2. Aracaju, até o dia 10 de abril de 2022, estava com 82,28% de cobertura vacinal com a dose 2.

Quando avaliamos a cobertura em crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, Aracaju apresentou uma baixa cobertura vacinal até o dia 10 de abril de 2022.

A vacinação contra Covid como uma das principais formas de controle da doença é capaz de evitar casos graves e óbitos, deve ser incentivada para toda a comunidade escolar.

Considerando que a análise da transmissibilidade e o surgimento de novas variantes são condições para a adoção de novas medidas restritivas, as orientações sobre os protocolos nas escolas devem ser continuadamente revistas e atualizadas.

Tendo em vista que o vírus da COVID-19 ainda está em cicurlação, apesar dos dados epidemiológicos apresentarem diminuição no índice de novos casos confirmados, do número de óbitos e da taxa de ocupação de leitos há mais de 5 semanas epidemiológicas em Aracaju. Concluimos que a redução da transmissibilidade do Covid-19 vem propiciando algumas medidas de flexibilização, porém reforçamos a recomendação da manutenção de medidas sanitárias a saber:

1 Medidas sanitárias:

Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico, que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade escolar, haverá divulgação, em tempo hábil, através dos veículos oficiais de comunicação.

O conteúdo desta Nota Técnica, que orientam ações de controle e prevenção para todas as escolas tem como base os seguintes referenciais:

Referência:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 – Covid-19 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 131.

Nota Técnica Nº2/2022 Retorno às Atividades Escolares Presenciais. Sobre o uso das máscaras no ambiente escolar em contexto da pandemia de COVID-19. FIOCRUZ/RJ, 11 mar. 2022.

11 de Abril de 2022.

Mariana Aragão Alves

Área Técnica COVID/Influenza

Taise Ferreira Cavalcante

Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde