LOGOMARCA FENEN ATUAL b

Protocolo Sanitário de retomada às aulas presenciais para prevenção da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19)

 

 

O novo Coronavírus (COVID-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre, preferencialmente, através de gotículas e/ou contato com superfícies contaminadas com o vírus, mas também em situações que geram aerossóis pelo paciente infectado. Estudos vêm mostrando em todo o mundo que os idosos, particularmente aqueles com determinadas condições subjacentes de saúde, apresentam um risco desproporcionalmente maior de doença grave e morte associada à COVID-19 quando comparados com adultos jovens, adolescentes e crianças.

Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e dificuldade para respirar. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, cansaço, dor de cabeça, dor de garganta, diarreia.

O controle das medidas de mitigação comunitária, como distanciamento, cancelamento de aglomerações em massa, higiene das mãos e isolamento em caso de sintomas, é de máxima importância e seria suficiente para que o retorno ao ambiente escolar não represente um risco maior do que a exposição a outros ambientes: como praias, shopping, eventos de modo em geral, bares, comércio.

Para prevenir a transmissão, recomendamos a adoção de algumas medidas às instituições escolares, e medidas comportamentais, cuja iniciativa cabe aos membros da comunidade escolar – profissionais, alunos e responsáveis, para garantir um ambiente seguro aos alunos e funcionários. A adoção dessas medidas é fundamental,

 

tendo em vista que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas e com realização frequente de atividades coletivas.

 

 

1.     Medidas Institucionais de segurança sanitária:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.2             Distanciamento Social

 

 

OBS: Para os servidores pertencentes ao grupo de risco, que não possam permanecer em trabalho remoto, a Instituição deve assegurar um local de trabalho específico que reduza o contato com outros trabalhadores, sem atendimento ao público e sempre que possível e em local arejado.

 

 

especificidade da atividade ou para alunos que dependam de acompanhamento ou cuidados especiais;

 

1.3   Uso de máscaras

 

 

 

 

1.4   Limpeza e desinfecção da escola e objetos de uso comum

 

 

 

 

 

1.5   Controle de temperatura de estudantes e servidores

 

 

 

 

1.6   Cuidados com as pessoas com suspeita de contaminação

 

 

 

 

1.7   Transporte Escolar

 

 

 

 

 

 

 

2.     Medidas Individuais (profissionais, alunos e responsáveis)

 

 

 

 

 

 

Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico, que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade escolar, haverá divulgação, em tempo hábil, através dos veículos oficiais de comunicação.

Aracaju, 11 de dezembro de 2020.

 

 

 

REFERÊNCIAS