RAIMUNDO VALQUÍRIO CORREIA LIMA

image_pdfimage_print

Nascido em Várzea Alegre, município do Ceará, no dia 17 de abril de 1924, filho dos professores Leandro Correia Sobrinho e Clara Correia Lima.

Iniciou sua vida estudantil fazendo o primário no Grupo Escolar São Raimundo Nonato, em sua cidade natal, transferindo-se no ginasial e no secundário para o Seminário Diocesano São José no Crato e depois para a Escola Apostólica de Baturitê, ambas no Ceará.

Contraiu núpcias, em 1948, com Isabel Sobreira Correia, carinhosamente chamada de Bezinha, com quem teve seis filhos: Raimundo Valquírio Filho, Luiz Cláudio (ambos in memoriam), Lúcio Flávio, Ítalo Augusto, Francisco Hamilton e Clara Isabel. Em 1952 passou a viver com a família em Aracaju, cidade que adotou como sua.

Estudioso, fez diferentes cursos superiores: de Suficiência em Português e Organização Social e Política Brasileira na Universidade Federal de Alagoas em 1967; de Aperfeiçoamento de Filosofia Aplicada às Relações Públicas, na Fundação Padre Idiapina da Universidade do Estado da Paraíba em 1972; de Comunicação Social – Relações Públicas, concluído em Recife em 1973; de bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, 1984, prestando o exame da ordem OAB/Sergipe em 1985.

Em suas atividades públicas merecem destaque ter sido membro fundador do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino e de sua Diretoria, a partir de 1958; assessor de Relações Públicas da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Previdência Social INPS e IAPAS, de 1968 a 1980; fundador da Associação Brasileira de Relações Públicas – SE/1976, da qual foi Presidente eleito por quatro mandatos.

No campo político, foi fundador e Secretário Municipal do Partido Social Democrático (PSD), Várzea Alegre/CE – 1945, tendo sido também vereador e secretário da Câmara Municipal desse Município – 1946/1949.

Nas atividades esportivas, marcou presença como presidente da Associação Desportiva Confiança (ADC), nos períodos de 1961 a 1963 e de 1970 a 1972, sendo presidente do Conselho Deliberativo dessa agremiação desportiva por diversos períodos.

Coleciona diplomas e medalhas diversas, a exemplo do diploma de Cooperador da Estação PX – Ministério do Exército – IV Exército – 6ª Região Militar – 19ª CSM – 28BC – 10 a 25 de agosto – Exército Brasileiro – Fator de Integração Nacional”; diploma de Eficiência como participante do X Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, por mérito; diploma de Cidadão Aracajuano – dez/1976 e Sergipano – out/1979; medalha de Honra ao Mérito “Ao Mestre Companheiro”; reconhecimento do Lions Clube – Aracaju – Salgado Filho – 1996; medalha Tiradentes – Edição Especial “Memória de Uma Grande Missão” – 1992.

Atuou também na área da comunicação em jornais e rádios: repórter do periódico “O Tempo” – Várzea Alegre/CE – 1949/1950; escreveu na coluna diária da “Gazeta de Sergipe” – “O Dia no Olympio Campos” – 1958/1960; fundador e locutor da “Voz de Várzea Alegre” – Serviço de autofalantes com alcance urbano e rural – 1948/1952 e locutor político da Rádio Liberdade – 1956/1958.

Entretanto, o seu legado especial a Sergipe a partir da sua presença primordial como proprietário, dirigente e professor do Colégio “Dom José Thomaz”, cuja divisa era “Nosso Lema é o Estudo” passaram muitas gerações de estudantes.

Faleceu no ano de 2008, aos oitenta e quatro anos de idade, deixando um grande legado para a educação sergipana.

ESCOLAS FILIADAS
ENCARTES
Localização
Fale Conosco: