TÂNIA MARIA RIBEIRO CABRAL

image_pdfimage_print

Nasceu no dia 21 de outubro de 1948, na cidade de Aracaju, filha de Muciano Cabral e de Enidete Ribeiro Cabral.

Desde pequena, demonstrou muito interesse pelos estudos. Foi aluna do Colégio do Salvador, onde fez o primário e metade do curso ginasial, concluindo o mesmo no Colégio Jackson Figueiredo.

Como sonhava em ser professora, pois, demonstrava o interesse desde criança “dando aula” às suas bonecas, estudou pedagógico no Colégio Patrocínio São José e, com 19 anos, realizou o sonho de ser professora.

Suas primeiras aulas foram ministradas numa escola pública da Prefeitura Municipal de Aracaju, localizada no bairro Ponto Novo. Além de lecionar, ela também prestava serviço na secretaria da escola.

Com o passar dos anos e com as experiências adquiridas, foi convidada para ensinar no Jardim de Infância Augusto Maynard, onde fortaleceu ainda mais a sua vontade de trabalhar com crianças. Com poucos recursos e o apoio da família, procurou uma sócia para abrir o próprio negócio. Em conjunto com a professora Vilma Lins Baptista, planejaram, no ano de 1970, uma parceria. O projeto em sociedade foi interrompido antes mesmo de funcionar.

Tia Tânia que sempre idealizou uma escola onde pudesse oferecer uma educação única, de qualidade e voltada para os valores humanos continuava sonhando com um espaço seguro e tranquilo para as crianças e para as famílias.

Em março de 1972, com a ajuda de quem sempre esteve presente na sua vida, o esposo José Fernando Soares de Araújo, fundou o Jardim Escola Babylândia, iniciando suas atividades com apenas duas salas de aula e a secretaria. O sucesso do Babylândia se deu pelo cuidado e compromisso que tia Tânia sempre teve com as crianças e que perduram até hoje.

Após trinta e cinco anos atendendo somente o público da educação infantil, a escola abriu suas portas de forma gradativa para o ensino fundamental menor.

Ativa, serena, humilde, discreta e, acima de tudo, uma verdadeira empreendedora, tia Tânia, escreveu uma trajetória de sucesso com foco no ideal de construir a sua própria escola.

Em março de 2015, tia Tânia faleceu abruptamente, aos sessenta e sete anos de idade, deixando um legado na área da educação e formação para Sergipe. À frente da Escola, ficou sua única filha, Monique.

No ano de 2022, o Jardim Escola Babylândia completa 50 anos e, como sempre, essa grande mulher foi lembrada e homenageada por aqueles que a amam. E nesse contexto de gratidão e misto de sentimentos todos que fazem essa família mantêm e dão continuidade ao seu trabalho “construindo o amanhã com carinho”.

 

ESCOLAS FILIADAS
ENCARTES
Localização
Fale Conosco: