UNIT – FENEN/SE – PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DIGITAL

Programa de Formação Docente na Era Digital: minha, sua, nossa escola com o Google for Education

20 de maio a 18 de junho de 2020

100% virtual

 

 

 

Este programa tem como premissa oferecer formação para docentes da rede particular e pública de ensino, com vistas ao uso de dispositivos pedagógicos na era digital, úteis ao contexto de suspensão das atividades presenciais em virtude dos efeitos da pandemia do novo Coronavírus. Partimos de uma abordagem prática que inclui o uso de ferramentas tecnológicas para potencializar as melhores práticas pedagógicas, considerando as necessidades dos estudantes.

 

Assim, o Grupo Tiradentes, atento ao papel social de suas instituições de ensino superior, demonstra o seu compromisso com a educação no estado de Sergipe, ao oferecer formação continuada docente, favorecendo o adequado andamento das atividades pedagógicas, consoante às diretrizes do Ministério da Educação, neste momento de distanciamento social, através da oferta de um programa multidimensional.

 

O escopo deste Programa compreende três dimensões:

 

  • Tecnológica com uso de ferramentas Google for Education;
  • Didático-pedagógica no mundo virtual; e
  • Competências

 

Para isso, foram desenhadas duas estratégias pedagógicas complementares entre si: sala de aula virtual (assíncrona1) e atividades ao vivo (síncrona).

 

 

1 Atividades didático-pedagógicas assíncronas são estratégias metodológicas que não exigem sincronismo. Ou seja, nelas, a participação e comunicação entre os envolvidos não ocorrem simultaneamente (em tempo real).

 

1  – Sala de Aula Virtual Google Classroom

 

Sala de aula virtual interativa, com conteúdos em diferentes formatos, selecionados e organizados em uma turma do Google Classroom, para os professores inscritos.

Neste espaço virtual serão disponibilizados as gravações de todos os eventos ao vivo, para garantir que os professores inscritos assistam e esclareçam suas dúvidas, de forma assíncrona, com os facilitadores do Programa.

 

2  – Atividades ao vivo, via Google Meet

 

Eventos ao vivo, via Google Meet, sobre as diversas temáticas previstas no Programa. Visando garantir oportunidade a todos os professores inscritos, cada temática será sempre ministrada em dois eventos ao vivo, destinados a duas turmas distintas (Turma 01 e Turma 02). Cada evento terá duração de 1 (uma) hora e capacidade para até 250 participantes.

Tais eventos ao vivo, via Google Meet, seguirão os seguintes formatos:

 

  • Rodas de conversas – abordagem de temáticas voltadas para competências socioemocionais: autocuidado, abertura ao novo, autogestão, resiliência emocional e engajamento com os
  • Relatos de experiências – momento de diálogo entre professores e facilitadores do Grupo Tiradentes, que compartilharão boas práticas para condução de atividades
  • Oficinas – vivências práticas sobre as principais ferramentas Google e estratégias pedagógicas para garantir a aprendizagem dos

 

Para uma melhor experiência pedagógica, os professores inscritos deverão desativar câmera e microfone e interagir, preferencialmente, via chat.

Caso o professor inscrito não consiga participar dos eventos ao vivo poderá assistir a gravação e esclarecer suas dúvidas, na sala virtual interativa (Classroom), após trinta minutos do término de cada evento.

 

O Programa conta com uma equipe de facilitadores composta por membros do Núcleo de Desenvolvimento Docente do Grupo Tiradentes, embaixadores Google for Education, além de professores e colaboradores convidados.

 

Localização
Fale Conosco:
[contact-form-7 id="670" title="Formulário de contato 1"]