VILMA LINS BAPTISTA

image_pdfimage_print

Filha de Raul Barboza Baptista e Noélia Lins Baptista, nasceu no dia 19 de outubro de 1947, na fazenda Jaqueira, no município de Conde, estado da Bahia.

Em 1952, com cinco anos de idade, seus pais se mudaram para a fazenda Murta, no município de Cristinápolis, em Sergipe. No ano seguinte, Wilma foi matriculada no Colégio Santíssimo Sacramento, em Alagoinhas, na condição de interna, onde estudou até o ano de 1956.

Com a transferência da família para Aracaju, em 1957, estudou no Educandário Nossa Senhora Menina, no Ginásio Jackson de Figueiredo e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde concluiu o curso Pedagógico, no ano de 1963.

Iniciando sua vida profissional, foi contratada como professora, pelo Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, em março de 1970.

Em 18 de dezembro de 1971, contraiu matrimônio com Esdras Valeriano dos Santos e dessa união, tiveram dois filhos: Breno e Yanto. Com o afastamento do Colégio Arquidiocesano, em fevereiro de 1972, resolveu, de forma modesta, dar continuidade aos seus anseios e permaneceu na área educacional, criando seu próprio estabelecimento de ensino, o qual denominou de O Sossego da Mamãe – Jardim de Infância, voltado inicialmente para a educação infantil, iniciando as atividades em março de 1972.

Com o excelente trabalho e clamor dos ´pais de alunos, a partir de 1975 começou a implantação, de forma gradativa, do ensino fundamental. Em 1983, para atender mais uma vez a demanda dos pais, criou o Colégio Águia, ampliando O Sossego da Mamãe, para implantação também de forma gradativa das quatro últimas séries do ensino fundamental.

Em 1994 com a separação do casal, houve a separação, também, dos estabelecimentos de ensino, ficando O Sossego da Mamãe, que ministrava a educação infantil, com Vilma e o Colégio Águia, que ministrava o ensino fundamental ficou com Esdras.

Mais uma vez, para atender ao pedido dos pais, Vilma criou, em 1995, o Liceu Cultural, ampliando a oferta da educação infantil para o ensino fundamental, permanecendo ativo até 2018, quando encerrou suas atividades.

Em 2019, precisamente em 4 de janeiro, Vilma sofreu um infarto que a deixou hospitalizada até 30 de julho do mesmo ano, quando faleceu aos setenta e um anos de idade.

ESCOLAS FILIADAS
ENCARTES
Localização
Fale Conosco: